Fone: (11) 2294-9468
Email: contato@ascoli.eng.br

logo

O gás natural veicular, ou GNV, é um combustível muito seguro, pois por ser mais leve que o ar se dispersa rapidamente, não ocorrendo acúmulos como é o caso do GLP, e consequentemente as temidas explosões. Mesmo assim é recomendável uma série de procedimentos para o abastecimento seguro de veículos movidos a GNV. Muitas vezes um acidente durante o abastecimento é causado por causa da instalação dos dispositivos do veiculo. Os procedimentos para uma operação correta e com segurança no abastecimento com GNV são:

1) O abastecimento deve ser realizado com o motor desligado. Oriente ao seu frentista para que ele peça ao condutor do veículo para que o mesmo seja desligado, mesmo que ele peça para manter o motor ligado por causa do ar condicionado....

2) Abra compartimento onde estão instalados os cilindros, normalmente eles estão no porta malas do veiculo. Este procedimento impede o acumulo de GNV dentro do porta malas o que poderia levar a uma eventual explosão.

3) Não permaneça no veículo durante o abastecimento. Exija que o frentista retire todas as pessoas de dentro do veículo no ato de abastecer com GNV, no caso de explosão elas podem se ferir.

4) Peça para que o motorista desligue qualquer aparelho elétrico, como rádios ou faróis. A parte elétrica pode gerar faíscas que agem como ignitores da explosão.

5) Antes de realizar qualquer ação de abastecimento aterre o veículo. Um veículo em movimento armazena eletricidade estática que podem gerar faíscas no ato do abastecimento. As condições do aterramento do posto devem ser verificadas sempre, para que este ato realmente seja seguro.

Momento do abastecimento com GNV

6) Realize a conexão do pino trava ao bico, esta ação evita que o bico se desprenda e ocorra vazamento de GNV.

7) Depois de realizados todos os passos acima, pode realizar o abastecimento com segurança.